Mentiras


Desde quando mentir se tornou algo tão importante na vida de uma pessoa, mais importante até que dizer a verdade?

A mentira desde sempre se tornou algo indispensável na vida do cidadão. Todos os dias mentimos, seja aquela mentirinha pequenininha ou mesmo uma mentira rotineira. A necessidade de mentir é tão grande porque ela se torna uma poderosa arma para sair de uma situação constrangedora do dia-a-dia.
Tente passar um dia sem mentir em hipótese alguma. Não irá conseguir. Se você levantou pela manhã com um humor não tão bom quanto queria, se alguém te desejar "bom dia" você provavelmente responderá "bom dia", o que não é verdade. Você está conversando com um amigo e de repente uma mulher linda passa por vocês. E você fala "eu já fiquei com aquela gata ali!" só para ver a reação do seu amigo. Você não quer sair com a galera, então mente que tem outros compromissos. Seus amigos chamam para sair, e para que sua mãe não saiba para onde vocês vão, diz à ela que vão para estudar. Assim é a vida, somos todos uns grandes mentirosos, rs. Mentirinhas como essas não geram grandes transtornos, pois algumas delas se tornam necessárias para o bem próprio ou ao bem do próximo. Por exemplo, se sua amiga ou mulher não está tão bonita como estava ontem, você logicamente irá dizer que está mais linda que no dia anterior, ou mesmo elogiar um desenho feito por uma criança que não sabe desenhar. Até o vendedor elogia sua mercadoria que está vendendo aplicando-lhes verdades que as vezes não são condizem com a realidade. O humorista, para conseguir que o seu público dê gargalhadas de suas piadas, jogam com mentirinhas engraçadas.
O problema é quando as pessoas aplicam mentiras para benefício próprio, mas que prejudicam o seu próximo.  Muitas vezes a mentira é usada para cair em armadilhas.
As crianças já aprendem desde cedo que é melhor não dizer à sua antipática tia que acham o beijo lambuzado dela nojento. A alegria dissimulada da mãe ao receber o presente de Natal inútil, os doces escondidos furtivamente e a lei do silêncio sobre inconvenientes familiares são modelos e treinamento para as mentiras diárias no futuro.Mentimos para conseguir coisas que seriam mais difíceis de obter de outra forma. Também mentimos manipulando nossas aparências: ao usar maquiagem, fazer uma cirurgia plástica ou colorir o cabelo, por exemplo.
A verdade é que honestidade absoluta é mais letal do que a mentira: é quase impossível odiar quem se põe na situação de ser desculpado. É muito fácil odiar a si mesmo por não ter tido a grandeza de desculpar. Mentira é um estrondoso tiro de fuzil. Honestidade absoluta, uma lenta intoxicação por chumbo. Mas ambas matam.

Nenhum comentário: