Tudo pode ser evitado. É só você querer.

Porque as pessoas só "renascem" quando descobre que lhes restam apenas algum tempo de vida, ou depois de sofrer um terrível acidente? Tenho acompanhado muitas histórias como essas. Por um lado está certo, depois de sofrerem as consequências da vida, a solução é sossegar o facho mesmo, para não acontecer novamente. Mas isso poderia ter sido evitado, não é?
Agora vem uma pessoa mais religiosa e fala: "mas Giovane, se é para a pessoa passar por essas fatalidades, não adianta. Está no destino delas isso". Claro, tudo bem, é uma boa teoria. Eu prefiro não usar a palavra "destino", e sim "tendência", ou "consequência".
Como eu disse antes, tudo pode ser evitado. Um exemplo clássico (porém, continuam em fazer errado) é não usar proteção quando estão transando com uma pessoa infectada em uma balada. A tendência da pessoa que transou sem proteção é ficar com a doença de (a) seu (sua) parceiro (a). Uma pessoa que anda de carro ou moto em alta velocidade nas ruas tem a tendência de sofrer um acidente grave a qualquer momento. Alguém que fala denegridamente uma pessoa tem poderá ter consequências mais tarde. 
A tendência de alguém que conhece outras pessoas do sexo oposto é gostar de uma delas, consequentemente namoram e mais tarde talvez casem. A consequência de alguém que trai sua mulher é perder a esposa (ou namorada). Se um indivíduo é atropelado por um automóvel, dependendo da velocidade que o carro esteja, a tendência é que pessoa poderá fraturar algum membro do corpo, ou mesmo morrer.
Eu acho engraçado quando uma pessoa aparece na TV dizendo que renasceu por ter sobrevivido a algum acidente grave. Poxa, se tivesse tomado as devidas precauções antes, não teria acontecido o acidente. Se o indivíduo tivesse mais atenção ao andar pelas ruas, um acidente poderia ser evitado. Se os jovens deixassem de transar com pessoas desconhecidas em baladas, nunca será infectado com doenças infecciosas. A tendência disso é que você terá mais tempo de vida, consequentemente, não terá que se queixar do quanto "desastrado" foi por não ter evitado as consequências que sofre hoje. 

Nenhum comentário: