Sotaques e o deboche das pessoas

Eu sou gaúcho, moro em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E como tal, tenho costume de usufruir do sotaque da região. Para quem mora na região sul do Brasil é extremamente normal uma pessoa falar com a outra, a final, mesmo usando o sotaque, você entende claramente o que se quer dizer.
Eu tenho uma grande amiga que mora no Rio de Janeiro, a Thaís. Conheci ela faz pouco tempo, foi por meio do Facebook, rs. Construímos uma amizade sólida, ligo para ela toda a semana, conversamos todos os dias por mensagens. Ela como carioca, tem o sotaque diferente de quem mora no RS. Eu gosto do jeito que falam os cariocas. E a Thaís adora o falar gaúcho. Segundo ela (na inocência de mulher "meiga", digamos assim), acha o sotaque gaúcho muito "fofo", rs. Bom, deve gostar mesmo, pois ela já está até pegando o meu costume de falar o "tu", rs.
Tchê, uma coisa que eu descobri essa semana, é que nem todos os cariocas são como a Thaís. A minha amiga que reside no Rio disse que uma vez a professora pegou o celular dela e leu uma de minhas mensagens... E disse que eu escrevia muito mal. Claro, para os professores de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o gaúcho é um ser analfabeto. Mas bah! se essa professora descobrisse o quão engraçado é ouvir eles falarem na TV ou no rádio, eles nos respeitariam mais. Enquanto eles acham que nós somos analfabetos, nós achamos que usam de muita frescurinha para falar. Para exemplificar melhor, vou usar uma situação, em que um gaúcho e uma pessoa que mora em São Paulo ou no Rio falam a mesma frase (sem usar o português correto, escrevi mais ou menos o que cada um fala, para dar o tom da voz):

-- Buenas, como vão os peão? Me chamam por Alberto Nascimento, e torço para o Santos. Minha sina é lidar com o gado, a mando do patrão, pois recebo uns réis depois disso. 
-- Oláh, tudu beim? Eu mi chamu Alberrrtu Nascimentu, torrcedorr do Santuch. Minha vida éh servirr u meu chefi, poich me pagam para issu.

Fácil identificar quem é quem, não? O jeito de falar de quem mora em SP ou no Rio está mais errado do que os que residem no RS. Mas nao quero dizer que o gaúcho fala correto. Claro que não! Nós temos muito para aprender. A diferença entre o gaúcho e o paulista ou carioca está nas palavras. No caso de quem mora no RS,  apenas pode se dar ao trabalho de classificar melhor as palavras (usar "os peões" do que "os peão", por exemplo), e a frase já fica mais perfeita. No caso dos cariocas, é só abandonar o jeito fresco de falar que já está perfeito. Dou muitas gargalhadas ao ver o Luxemburgo falar, rs. Mas fazer o que, os cariocas não gostam do jeito gaúcho de falar... Então temos mais é que rir do jeito "correto" que eles julgam falar também.

Isso tudo é uma opinião minha com pitadas de fatos fictícios, vindos da minha mente. Não levem muito a sério cariocas e paulistas. Gostamos muito de vocês (LOL). 

Nenhum comentário: